FUNGOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- São eucariotos;
- Unicelulares(Saccharomyces cerevisial);pluricelulares(Agaricus compestris);
- A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, os nutrientes que necessitam para viver são obtidos através de matéria orgânica. Porém, os fungos não ingerem as matérias orgânicas, mas obtém seus nutrientes através de um processo de absorção. A digestão ocorre fora do corpo, ou seja, eles liberam enzimas que digerem a matéria orgânica e só depois deste processo os nutrientes são absorvidos.
PRINCIPAIS GRUPOS DE FUNGOS:
- Filo Chytridiomycota (quitridiomicetos):
Reúne fungos em sua maioria aquáticos, que apresentam flagelos em algum estágio do ciclo da vida. Algumas espécies de quitridiomicetos são unicelulares; a maioria é filamentosa, com hifas cenocíticas. Muitas espécies de quitridiomicetos são saprofágicas, decompondo cadáveres de plantas e animais. Há também diversas espécies parasitas.
reprodução:
- Filo Zygomycota (zigomicetos):
Reúne fungos que não formam corpo de frutificação durante os processos sexuais. Eles são também os únicos fungos multicelulares, álem dos quitridiomicetos, a apresentar hifas cenocíticas. Muitos zigomicetos têm vida livre, como Rhizopus sp., um bolor negro que cresce sobre superfícies úmidas de alimentos ricos em carboidratos, como pão velho, frutas e verduras. Há espécies de zigomicetos parasitas de protozoários, de vermes e de insetos; outras vivem em associações mutualísticas com raízes de plantas, as chamadas micorrizas, como veremos mais adiante.reprodução:
- Filo Ascomycota (ascomicetos):
Eles caracterizam-se por formar, no ciclo de reprodução sexuada, células especiais em forma de saco, os ascos. No interior dos ascos formam-se esporos sexuais denominados ascósporos. Esse organismo apresenta-se normalmente sob a forma unicelular, mas, sob condições de falta de nutrientes, pode forma hifas.
reprodução:
- Filo Basidiomycota (basidiomicetos):
Reúne fungos que formam, durante o ciclo de reprodução sexuada, células especiais, os basídios, onde se originam os esporos sexuais, os basidiósporos. Algumas espécies de basidiomicetos formam corpos de frutificação elaborados, os basidiocarpos(cogumelos).
reprodução:
- Importância dos fungos:
Fungos são organismos extremamente importantes para o equilíbrio da natureza. As espécies saprofágicas, juntamente com certas bactérias, desempenham o papel de agentes decompositores da matéria orgânica constituinte de cadáveres e restos de plantas e animais. Ao ser decomposta, a matéria orgânica pode ter seus elementos químicos aproveitados por outros seres vivos.Cerca de quase duzentos tipos de cogumelos são usados na alimentação humana. Algumas espécies são largamente cultivadas, como o basidiomiceto Agaricus campestris, popularmente conhecido por champignon.
O levedo Saccharomyces cerevisae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas, fermenta açúcares para obter energia, liberando gás carbônico que interessa, pois as pequenas bolhas desse gás, eliminadas pelo levedo na massa, contribuem para torna o pão leve e macio.
Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por seu sabor característico. Os fungos Penicillium roquefortii e Penicillium camembertii, por exemplo, são utilizados na fabricação e queijos.
Os antibióticos, substância que matam bactérias, foram obtidos pioneiramente a parti de ascomicetos do gênero Penicillium, em 1928. Desde 1940, os fungos têm sido largamente empregados na indústria farmacêutica para a produção desses e de outros medicamentos.
-ASSOCIAÇÕES MUTUALÍSTICAS DOS FUNGOS E OUTROS SERES VIVOS:
Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando as micorrizas. Tanto o fungo quanto a planta hospedeira se beneficiam com essa associação, classificada como mutualismo. O fungo obtém das raízes da planta substâncias como açúcares e aminoácidos, das quais se nutre. Por outro lado, a raiz envolvida pelas hifas do fungo consegue absorver melhor os sais minerais escassos no solo, fundamentais ao crescimento da planta.Líquens são associações mutualísticas entre certas espécies de fungo e de alga ou entre fungos e cianobactérias. Os tipos de fungos mais comuns nessas associações são os ascomicetos. A associação entre o fungo e a alga permite que os líquens habitem locais onde nem algas nem fungos poderiam viver separadamente.
Os líquens se produzem assexualmente por meio de fragmentos especiais, que contêm hifas do fungo e células da alga em associação. Esses fragmentos, chamados sorédios, destacam-se do líquen e propagam-se, carregados pelo vento.