quinta-feira, 7 de abril de 2016

Reino Prototista

Reino Protista
Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker – 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam asalgas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são protistas heterótrofos.

A célula

 
A célula de um protista é semelhante às células de animais e plantas, mas há particularidades. Os plastos das algas são diferentes dos das plantas quanto à sua organização interna de membranas fotossintéticas.
Ocorrem cílios e flagelos para a locomoção. A célula do protozoário tem uma membrana simples ou reforçada por capas externas protéicas ou, ainda, por carapaças minerais, como certas amebas (tecamebas).
Os radiolários e heliozoários possuem um esqueleto intracelular composto de sílica.
s foraminíferos são dotados de carapaças externas feitas de carbonato de cálcio. As algas diatomáceas possuem carapaças silicosas.
Os protistas podem ainda ter adaptações de forma e estrutura de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre.
O citoplasma está diferenciado em duas zonas, uma externa, hialina, o ectoplasma, e outra interna, granular, o endoplasma. Nesta, existem vacúolos digestivos e inclusões.
Digestão
Nas espécies de vida livre há formação de vacúolos digestivos. As partículas alimentares são englobadas por pseudópodos ou penetram por uma abertura pré-existente na membrana, o citóstoma.

http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos/paramecio.jpg
Já no interior da célula ocorre digestão, e os resíduos sólidos não digeridos são expelidos em qualquer ponto da periferia, por extrusão do vacúolo, ou num ponto determinado da membrana, o citopígio ou citoprocto.

Respiração
A troca de gases respiratórios se processa em toda a superfície celular.

Excreção
Os produtos solúveis de excreção podem ser eliminados em toda a superfície da célula. Nos protozoários de água doce há um vacúolo contrátil, que recolhe o excesso de água absorvido pela célula, expulsando-a de tempos em tempos por uma contração brusca. O vacúolo é, portanto, osmorregulador.

Classificação
A classificação dos protozoários baseia-se fundamentalmente nos tipos de reprodução e de organelas locomotoras.
A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados há, no lugar do citoplasma, filamentos contráteis, os mionemas. Os pseudópodos, embora sendo expansões variáveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas.

Vírus, estrutura e reprodução

 Vírus são seres extremamente pequenos e simples situados no limite entre o vivo e não-vivo. Eles são diferentes de todos os seres vivos porque são acelulares e não possuem metabolismo.
1)ESTRUTURA DOS VÍRUS:
   Os vírus são constituídos principalmente por duas classes de substâncias químicas: proteínas e ácidos nucleicos.
   As moléculas de proteínas virais formam um envoltório, o capsídeo, que serve para proteger o ácido nucleico.Em alguns vírus, o capsídeo é envolvido extremamente por uma membrana lipoproteica, o envelope viral, que se forma quando a partícula viral é retirada da célula em que se formou. As partículas virais são denominadas vírions e apresentam formatos diferentes dependendo do tipo de vírus.
  O ácido nucleico de um vírus, que constitui o genoma viral, pode ser DNA e RNA

   Exemplos de capsídeos:
sem envelope viral












com envelope viral (destacado em amarelo)                                      
                                                                             
2)REPRODUÇÃO VIRAL

    Os vírus pelo fato de só se reproduzirem no interior de células vivas, eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios. A reprodução de um vírus envolve dois aspectos básicos: multiplicação do material genético viral e sítese das proteínas do capsídeo. A penetração e subsequente multiplicação de um vírus na célula é chamado de infecção viral.
    Alguns vírus penetram inteiros na célula, enquanto outros injetam nela apenas seu material genético. Dentro da célula, o ácido nucleico viral multiplica-se e comanda a síntese das proteínas virais. A reunião dos dois componentes (ácidos nucleicos e proteínas) origina novos vírus, que saem da célula onde se formam e vão infectar novas bactérias.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos.Ele segue um padrão de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.As divisões são feitas em:Reino;Classe;Ordem;Genêro;espécie;.Vamos começar do inicio com Lineu que em 1735
publica Systema Naturae onde trata dos reinos animal, vegetal e mineral agrupando os seres vivos  em classes, ordens, gêneros e espécies A partir daí passou-se a usar o sistema binominal criado por Line

   Os reinos são dividos em animal(metazoa),vetal(metaphyta),Protista,Monera,Fungo;