domingo, 6 de novembro de 2016

Reino Plantae Ou Metaphyta

As plantas são seres eucariontes e pluricelulares, nesse ponto elas se parecem bastante com os animais e com alguns tipos de fungos. Porém, as plantas têm uma característica especial que as diferencia dos seres de outros grupos, elas são autotróficas. Os seres autotróficos têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento através do processo de fotossíntese.
Através do uso da luz as plantas geram energia luminosa e assim produzem glicose, uma matéria orgânica que se forma a partir da combinação de água e gás carbônico. Acontece então a formação do seu alimento e em seguida é feita a liberação do gás oxigênio.
Plantas - Base Das Cadeias Alimentares
Assim como alguns outros seres fotossintetizantes, as plantas, produzem matéria orgânica que é responsável pela nutrição da maior parte dos seres vivos do planeta. Dessa forma as plantas são a base das cadeias alimentares, além disso, quando elas fornecem o gás oxigênio para o ambiente estão contribuindo para a manutenção da vida dos seres que assim como elas próprias precisam desse gás para respirar.
É possível observar a capacidade de adaptação que os seres do reino Plantae ou Metaphyta possuem uma vez que conquistaram os mais variados tipos de ambientes pelo mundo. Os cientistas acreditam que as plantas evoluíram de ancestrais protistas e bem provavelmente esses ancestrais eram tipos de algas que pertencem atualmente ao grupo dos protistas que tiveram o seu desenvolvimento na água.
Há diversas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nos grupo de plantas como naqueles de algas verdes. Seguindo essas semelhanças percebeu-se as algas verdes poderiam ser ancestrais diretas dos seres do reino Metaphyta.

Reino Metaphyta

O reino Metaphyta ou Plantae também pode ser conhecido como Vegetabilia (Vegetal). Trata-se de um dos maiores grupos de seres vivos do planeta, sendo que são conhecidas aproximadamente 400.000 espécies dentre as quais se destacam árvores, ervas, plantas microscópicas, arbustos entre outros.
Quase na totalidade os seres do reino Metaphyta são autotróficos, as suas células contêm um ou mais organelos que tem como especialidade produzir material orgânico a partir de material inorgânico e de energia do sol, os chamados cloroplastos.

A Classificação Das Plantas

Quase todos os ambientes do mundo contam com plantas e observando-as é possível ter a ideia errada de que são todas iguais, porém, elas têm diversas diferentes entre si. Existem muitas diferenças entre os tipos de plantas e para que não sejam feitas confusões foi criada uma classificação para elas.
Para que uma classificação seja eficiente é necessário que ela tenha critérios para organizar os seres em grupos diferentes. Ressaltamos que as plantas são seres pluricelulares, autótrofos, eucariontes e fotossintetizantes.
Para que seja possível dividir as plantas em diferentes grupos é necessário contar com outros critérios para que elas sejam organizadas em grupos menos abrangentes e mais específicos. Confira alguns critérios que os cientistas utilizam para fazer essa divisão:

Vascular Ou Avascular

Uma das primeiras coisas que são observadas nas plantas é se elas são vasculares ou avasculares, ou seja, ter ou não a presença de vasos para condição de água e sais minerais (seiva bruta) bem como a matéria orgânica (seiva elaborada).

Estruturas Reprodutoras

Outra característica que é observada é se essas plantas têm ou não estruturas reprodutoras (flor, semente e fruto).
O Reino Plantae é um dos maiores de seres vivos do planeta e por isso mesmo não é estranho destacar que essas plantas podem ser encontradas no planeta como um todo. O grande diferencial desses seres para os de outros grupos é o fato de produzirem o seu próprio alimento através da fotossíntese. As plantas não são todas iguais e podem ser divididas em grupos devido as suas características principais.

Subfilos no filo Chordata

Urochordata ou Tunicata







Neste subfilo dos urochordatas, também reconhecidos como tunicados – devido ao envoltório de seu corpo que é composto por uma túnica espessa – temos como mais conhecidos as ascídias, que são cordados marinhos que vivem tanto isolados como em colônias. Assim como nos anfioxos – tópico a seguir – esses animais possuem as fendas branquiais bem desenvolvidas. As ascídias são livres e natantes durante a fase larval, mas quando adultos são fixos. Sua alimentação é feita por meio da água que entra no animal pelo sifão inalante.
Muitos dos tunicados são sésseis, assim como as ascídias, vivendo fixos e filtrando partículas devido à corrente de água que produzem. No entanto, existem outros como as salpas que são bem pequenos e agrupam-se em colônias gelatinosas, mas movem-se por meio das correntes.

Cephalochordata – anfioxo

Os cefalocordados podem ser facilmente representados pelos animais que conhecemos pelo nome de anfioxos – nome derivado dos animais terem o corpo afilado em duas pontas, pois anfi = dois -. Com aproximadamente trinta espécies, os anfioxos vivem no mar. Com um tamanho pequeno – de até 8 cm de comprimento – esses animais possuem um corpo semelhante ao de um peixe, mas vivem semienterrados na areia mantendo somente a parte anterior para fora, normalmente em locais com águas limpas e calma. Nos cefalocordados, a fecundação é externa e o sistema circulatório é formado por vasos – sendo que os contráteis são responsáveis pela propulsão do sangue, pois não possuem coração.

Vertebrata ou craniata

Os animais vertebrados compreendem ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e são caracterizados pela coluna vertebral segmentada, além do crânio, que protege o cérebro. Possuem ainda a simetria bilateral – existência de um sistema muscular simétrico – e sistema nervoso central. As lampreias, descendentes mais antigos dos vertebrados, não apresentam mandíbula, mas sim uma abertura rodeada de dentes que usam para fixar-se à pele de outros animais. Os peixes ósseos encontram-se tanto na água doce quanto na salgada. Os répteis e mamíferos descendem do mesmo antepassado, mas os répteis diversificaram-se muito originando répteis voadores, nadadores e terrestres, já os mamíferos eram um grupo de pequenos animais semelhantes aos roedores dos dias de hoje.