Urochordata ou Tunicata
Neste subfilo dos urochordatas, também reconhecidos como tunicados – devido ao envoltório de seu corpo que é composto por uma túnica espessa – temos como mais conhecidos as ascídias, que são cordados marinhos que vivem tanto isolados como em colônias. Assim como nos anfioxos – tópico a seguir – esses animais possuem as fendas branquiais bem desenvolvidas. As ascídias são livres e natantes durante a fase larval, mas quando adultos são fixos. Sua alimentação é feita por meio da água que entra no animal pelo sifão inalante.
Muitos dos tunicados são sésseis, assim como as ascídias, vivendo fixos e filtrando partículas devido à corrente de água que produzem. No entanto, existem outros como as salpas que são bem pequenos e agrupam-se em colônias gelatinosas, mas movem-se por meio das correntes.
Cephalochordata – anfioxo
Os cefalocordados podem ser facilmente representados pelos animais que conhecemos pelo nome de anfioxos – nome derivado dos animais terem o corpo afilado em duas pontas, pois anfi = dois -. Com aproximadamente trinta espécies, os anfioxos vivem no mar. Com um tamanho pequeno – de até 8 cm de comprimento – esses animais possuem um corpo semelhante ao de um peixe, mas vivem semienterrados na areia mantendo somente a parte anterior para fora, normalmente em locais com águas limpas e calma. Nos cefalocordados, a fecundação é externa e o sistema circulatório é formado por vasos – sendo que os contráteis são responsáveis pela propulsão do sangue, pois não possuem coração.
Vertebrata ou craniata
Os animais vertebrados compreendem ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e são caracterizados pela coluna vertebral segmentada, além do crânio, que protege o cérebro. Possuem ainda a simetria bilateral – existência de um sistema muscular simétrico – e sistema nervoso central. As lampreias, descendentes mais antigos dos vertebrados, não apresentam mandíbula, mas sim uma abertura rodeada de dentes que usam para fixar-se à pele de outros animais. Os peixes ósseos encontram-se tanto na água doce quanto na salgada. Os répteis e mamíferos descendem do mesmo antepassado, mas os répteis diversificaram-se muito originando répteis voadores, nadadores e terrestres, já os mamíferos eram um grupo de pequenos animais semelhantes aos roedores dos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário